Cart 0

Blog

O Blog Pentagrama dirige a atenção de seus leitores para o desenvolvimento da humanidade nesta nova era que se inicia. O pentagrama tem sido através dos tempos, o símbolo do homem renascido, do novo homem. Ele é também o símbolo do Universo e de seu eterno vir-a-ser, por meio do qual o plano de Deus se manifesta. Entretanto, um símbolo somente tem valor quando se torna realidade. O homem que realiza o pentagrama em seu microcosmo, em seu próprio pequeno mundo, está no caminho da transfiguração. O Blog Pentagrama convida o leitor a operar essa revolução espiritual em seu próprio interior.

Os artigos são publicados semanalmente trazendo temas variados sobre artes, ciência, alma e espírito, espírito da época, símbolos, imagens do mundo, destaques e outras notícias.

O Mestre da Pedra

Postagem em: 17/08/2017

Meu amigo, minha amiga…Se você estiver lendo estas linhas é porque encontrou minha história, meu relato sobre uma pergunta que mudou radicalmente minha vida: “O que o mundo realmente espera de mim?” NARRATIVA DE VIAGEME DIÁLOGOO sol acaba de se pôr, e lá no alto do céu uma bela cor vermelho-violeta ilumina as nuvens. O terreno é rochoso: a terra avermelhada está toda recoberta por longas folhas de grama e alguns arbustos aqui e ali. Atrás…

Amor Intellectualis Dei – O amor racional por Deus

Postagem em: 10/08/2017

A Gnosis e a vida não podem ser separadas uma da outra: a fé e a vida, o saber interior ou o verdadeiro conhecimento e a vida são um. Mas o conhecimento interior ou Gnosis não acontece automaticamente; ele nasce da necessidade e da maturidade da existência. O famoso filósofo Baruch Espinoza diferencia em sua filosofia três tipos de conhecimento.Em sua Ética, ele descreve:1. O conhecimento proveniente das impressões sensoriais sem ou com pouca afinidade…

O Novo Homem

Postagem em: 02/08/2017

O Blog Pentagrama dirige a atenção de seus leitores para o desenvolvimento da humanidade nesta nova era que se inicia. O pentagrama tem sido através dos tempos, o símbolo do homem renascido, do novo homem. Ele é também o símbolo do Universo e de seu eterno vir-a-ser, por meio do qual o plano de Deus se manifesta. Entretanto, um símbolo somente tem valor quando se torna realidade. O homem que realiza o pentagrama em seu microcosmo, em seu próprio pequeno mundo, está no caminho da transfiguração…

O Olho de Osíris

Postagem em: 02/08/2017

O LEGADO DE ANTONIN GADALA Gnosis permanece conosco até mesmo nos piores momentos de nossa vida. A Gnosis está presente primeiro como um fogo da consciência que, finalmente, leva ao reconhecimento que dá acesso ao dom de uma consciência mais elevada. Antonin Gadal mostrou isso incansavelmente ao vivificar as mais antigas fontes. Neste texto ele liga os mistérios egípcios e Moisés com a história de Parsifal. Este texto, retirado da herança espiritual de Antonin Gadal,…

Nikolai Astrup

Postagem em: 02/08/2017

O pintor norueguês Nikolai Astrup tinha apenas 47 anos quando morreu, em 1928. Ele foi neo-romântico, e pertenceu aos últimos partidários do movimento romântico da primeira metade do século dezenove. Diz-se que a atmosfera que ele evocava era tipicamente norueguesa, o que é sem dúvida verdadeiro. No entanto, vislumbramos em sua arte um eco de algo maior, universal. Por exemplo, a menina sentada no banco: seria uma das filhas de Astrup que desceu especialmente para a festa…

Contos de fada para 2016

Postagem em: 08/05/2017

I Parecer ou ser?A época em que vivemos é muito especial e interessante porque qualquer opinião estabelecida pode ser derrubada de um momento para outro.A aparência de tudo aquilo a que nos apegamos pode nos escapar, estragar ou simplesmente desaparecer sem que percebamos. Por detrás dessa aparência não há nada. E, para não cairmos no abismo e no vazio, nos agarramos a uma nova aparência que depois de um tempo também deixará de nos amparar.…