“Liberdade, igualdade e fraternidade sob o signo do amor”

“Liberdade, igualdade e fraternidade sob o signo do amor” – sob este lema foi realizado um congresso em Saint Félix Lauragais, França, em maio de 2017.

O congresso – organizado pelo estudioso búlgaro Damyan Popchristov e pela associação “Búlgaros e País d’Autan” – queria contribuir com base “em uma perspectiva histórica e espiritual para a unificação espiritual da Europa”.

O congresso abordava a missão de Nicetas em 1167, há 850 anos, e tinha como objetivo buscar entender como o crucial concílio bogomilo-cátaro, que fora presidido por Nicetas, poderia favorecer a convivência, em nossa época.

Os diferentes textos têm o caráter de um testemunho, enquanto o congresso em si constituiu, de maneira especial, um grande impulso. Notamos aqui que o cristianismo puro e inteligente do espírito ainda está totalmente ativo, internacionalmente; e está espiritualmente vivo, em uma época em que nossa convivência está mudando drasticamente. E, novamente, a Occitânia é o lugar de ação!

 “O concílio dos cátaros” foi conduzido, em 1167, por Nicetas, patriarca das Sete Igrejas da Ásia. Durante esta conferência – à altura de um grande encontro de cavaleiros e damas medievais – dezenas de filhos e filhas da nobreza receberam o consolamentum dirigido aos vivos. Isso foi a prova de que a “igreja do espírito”, a igreja cátara, formava o coração da sociedade occitana. Também esteve presente nesse encontro a jovem Esclarmonde de Foix.

Em 2017, Damyan Popchristov foi o responsável pela reunião de alguns palestrantes, no congresso de Saint Félix Lauragais: a inglesa Anne Baring, ligada ao pensamento esotérico sobre a Mensagem da Luz através dos séculos, mostrou que “a igreja do espírito” está firmemente ancorada no antigo conhecimento da conexão entre o homem e o cosmos.

Eduard Berga respondeu a isso com a apresentação de um antigo texto bogomilo; Dick van Niekerk se aprofundou no tema com a força expressiva da oração bogomila do “Pai Nosso”; Pierre Gohar falou sobre a “comunidade universal da rosa” – que forma um local de encontro de todas as centelhas de luz; Petra Augrandjean abriu a jornada traçando um panorama da localização do trabalho realizado pelo patriarca Nicetas.

Nas postagens dos próximos quatro meses, o blog Pentagrama oferece uma seleção de algumas das alocuções proferidas durante o congresso. Para os posts relacionados a “Imagens do mundo”, foram escolhidas ilustrações atuais de algumas cidades e lugares onde as duas fraternidades, a cátara e a bogomila, realizaram seu trabalho no passado. ◊

Salvar PDF⇒ Liberdade, igualdade e fraternidade sob o signo do amor 

Pentagrama no 4 / 2017

Busca

Receba nossa News!

Categorias

Acompanhe FB